Você tem conseguido ser criativo?

Os últimos meses obrigaram profissionais e empresários a trabalharem com mais criatividade. A forma como encaramos o mundo mudou completamente. Atualmente muitos processos foram forçados a se tornarem digitais, assim como reuniões, encontros e até mesmo eventos. Alguns dizem que isso foi apenas uma aceleração de um movimento que já aconteceria naturalmente.

Provavelmente você já escutou a frase “estou trabalhando mais agora na quarentena, do que antes”, já que sem os atrasos promovidos pelos deslocamentos, pudemos multiplicar a quantidade de reuniões e encontros virtuais por dia, gerando cada vez mais possibilidades de negócios.

E você? Tem conseguido se manter criativo?

No meio dessa ebulição toda, algumas pessoas podem sentir que não estão rendendo como deveriam. Tome cuidado para não entrar em um processo autodestrutivo de sobrecarga e pressão, que podem eventualmente, acabar com a sua criatividade. Separamos aqui algumas dicas para que a sua mente se mantenha criativa.

1 – Respire durante o seu dia

Trabalhar direto, sem parar e não dar um tempinho para a sua mente oxigenar, pode te levar a níveis muito elevados de estresse ou até a uma síndrome de burnout. Por isso, tente separar alguns minutos do dia para respirar, beber um pouco de água ou fazer algo que tire seu foco exclusivamente do trabalho, principalmente se você estiver envolvido em uma tarefa muito estressante.

2 – Diversifique seus pensamentos

Em tempos de crises e quarentena nossos pensamentos podem se tornar um grande problema, pois podemos entrar em um espiral de pensamentos cíclicos negativos. Para evitar isso, vale a pena reduzir a superexposição à informações e deixar os noticiários um pouco de lado. Separe momentos da sua semana para se informar ou utilize aplicativos que direcionem as notícias para assuntos de seu interesse ou pertinentes ao seu trabalho.

3 – Música Faz Bem

Se seu tipo de trabalho permitir, experimente ouvir música durante o expediente, pois a música pode ajudar a harmonizar suas ondas cerebrais. Busque por ritmos que auxiliem o seu condicionamento mental, por exemplo:

Se você está estressado, pode optar por músicas calmas e relaxantes. Se você está se sentindo muito cansado e desanimado, procure músicas mais ritmadas e animadas. Em pouco tempo você já deve sentir seu estado mental se alterando para o estado desejado.

4 – Não se esqueça das pessoas

Falar com outras pessoas pode ser um grande aliado no equilíbrio das emoções. O convívio social, mesmo a distância, deve ser estimulado, por isso separe sempre um momento do seu dia para se comunicar com quem te faz bem. Utilize os diversos meios, assim como você já faz no seu trabalho, para também se conectar com amigos, familiares e pessoas que você está impossibilitado de ver pessoalmente.

Isso também pode funcionar muito bem com colegas de trabalho, conversando de outros assuntos diversos. Tente ser mais amigável e sociável possível, isso poderá ajudar você a se manter conectado com seus colaboradores e acredite, te ajudar a se manter produtivo.

5 – Mantenha-se organizado

Para finalizar esta lista, tente se manter organizado, pois a própria desorganização gera estresse, que é um dos principais inibidores da criatividade. Mantenha não só seu ambiente de trabalho o mais organizado possível, mas principalmente, mantenha sua agenda organizada com suas tarefas e projetos bem definidos.

Um cuidado importante é tentar não criar uma lista de tarefas irreais e que você não possa cumprir, pois isso também é um fator de estresse e, novamente, um inibidor de criatividade.