Estratégias Corporativas para os dias de hoje

Estamos em um cenário onde as operações das empresas ainda estão incertas, e ainda é difícil saber quando poderemos voltar a uma normalidade razoável que possa garantir o funcionamento dos negócios. Pensando nisso elaboramos uma lista de soluções que podem mudar a sua forma de fazer negócios, alguma simples outras mais complexas, mas que podem fazer muita diferença no seu dia-a-dia.

Crie um Blog

Isso mesmo, você está lendo este artigo em um Blog. Divulgar conteúdos nas redes sociais, apesar de serem muito legais e movimentadas, não é o ideal, principalmente para você expor um conteúdo um pouco mais longo. Isso acaba limitando a sua capacidade para desenvolver sobre assuntos ou ofertas mais complexas. Crie um Blog e o vincule com ferramentas de e-mail marketing e redes sociais e, não se esqueça, um Blog precisa ser atualizado com frequência para manter audiência.

Caso você tenha dúvidas de como criar um Blog a nossa dica é não reinventar a roda, existem plataformas práticas como Blogger ou WordPress que dão conta deste tipo de conteúdo com facilidade.

Crie parcerias

É difícil dar conta de tudo e ainda bancar toda a divulgação sozinho, por isso, devemos criar parcerias. Elas podem nos ajudar na divulgação do negócio bem como podem auxiliar na aquisição de novos clientes. Pense em como você pode compartilhar os seus empreendimentos em portais imobiliários e imobiliárias locais, e tenha foco em manter um bom relacionamento com eles, assim você consegue destaque para o seu anúncio. Manter um bom relacionamento também passa por questões financeiras, então vale a pena pesquisar por melhores remunerações e comissões aos seus parceiros.

Como diz o ditado, “o dobro de nada é nada”, então melhor pagar uma boa comissão e concluir a venda do que tentar ganhar mais e ficar com muitos imóveis em estoque.

Outra dica importante é para que faça seu networking e seja o “cara legal” entre os seus concorrentes, isso fará a diferença.

Invista em Publicidade

Seus empreendimentos precisam aparecer. Note que importantes construtoras se tornaram grandes investindo em mídia, investindo em suas marcas, isso porque quanto mais conhecida é uma marca, mais valiosa e confiável ela se torna. Por isso nunca deixe de divulgar a sua marca e a dos seus empreendimentos.

Atualmente existem diversas formas de divulgar a sua marca, cada qual com uma característica diferente, e se souber explorá-las podem se tornar grandes aliadas dos seus negócios.

Google AdWords

A solução publicitária do Google possui diversas formas de exibir o seu conteúdo para os usuários, o interessante é que você pode selecionar o seu público a partir de uma gama bem grande de características, assim sua campanha passa a ser exibida para usuários que realmente irão valer a pena. Por exemplo, você pode configurar segundo a região, idade e interesses do usuário, assim os seus anúncios serão bem direcionados. Mas atente-se para não reter demais os anúncios, pois isso também reduz a quantidade de público a que será exposta a sua campanha.

Google Ads

Imagine que você está lançando um empreendimento em Barueri. Faz mais sentido direcionar as campanhas não somente em Barueri, pois as pessoas já residem nesta região, e inserir outras regiões como São Paulo, Osasco, Carapicuíba e demais cidades do entorno, assim a possibilidade de você encontrar clientes interessados se torna ainda maior.

Note que esta é apenas uma das diversas opções de filtro que a plataforma oferece, entre elas você tem anúncios por Busca (o famoso adwords) onde você seleciona palavras chave, que correspondam ao seu negócio ou a sua oferta, e que passa a ser exibida para os usuários como anúncio. Apesar de muito eficientes, se você busca por volume de acesso esta opção pode te desapontar, mesmo assim a qualidade dos acessos geralmente é mais interessante do que as demais.

Outra opção são as redes de display, elas são exibidas com mais frequência e as vezes de forma involuntária, baseando-se nas buscas e interesses recentes do usuário. Certamente você já deve ter visto um destes anúncios, navegando por aí. Por ser exibido mais vezes, ele gera um fluxo maior de usuários, mas nem sempre com uma boa qualidade, aqui vale muito a pena investir tempo definindo cada parâmetro da campanha, para segmentar bem os seus públicos.

Finalmente os anúncios de vídeo, que são exibidos no Youtube para os usuários de acordo com suas buscas, comportamentos e até mesmo de acordo com o tipo de vídeo que aquele usuário costuma assistir.

Dica Bônus

Além do Google Ads você também pode anunciar no Bing Ads, ainda pouco usado, mas que oferece usuários bem qualificados e com custo das campanhas um pouco mais baixo.

Facebook Ads

Estes são os anúncios sociais mais populares do mercado. Muitos empresários gostam do Facebook Ads pela sua praticidade, afinal o público já declara do que gosta, sua localização e diversas informações até mesmo relacionadas estilo de vida e alinhamento político. Tudo declarado e muito bem explanado na plataforma. O Facebook usa esses dadis para distribuir seus anúncios em diversos canais e de diversas formas. Além disso, é no Facebook Ads que são programados os anúncios do Instagram, o que aumenta consideravelmente a sua capacidade de distribuir o seu conteúdo.

Facebook Ads

Mas vamos falar aprofundar um pouco sobre esse recurso, afinal o Face Ads também oferece tipos diferentes de anúncios que vão desde o anúncio normal, como uma rede de display, até a captação de leads.

Vendas

Você pode patrocinar a oferta de imóveis dentro do Facebook e exibir estas mesmas ofertas na própria rede social, integrando o seu site à plataforma. Isso significa que os usuários podem demonstrar interesse de compra diretamente nos seus perfis do Face.

Vídeos

Diferente do Google, os vídeos aqui podem ser exibidos na linha do tempo dos usuários, gerando uma interação ainda maior com eles. Para ser realmente eficiente os vídeos devem ser curtos, possuindo entre 15 e 30 segundos como tempo mais indicado.

Leads

Essa é uma das ferramentas mais amáveis do Face Ads. Você pode criar um formulário para realizar a captação de leads, ou seja, os usuários podem se cadastrar e você terá os e-mails e demais dados necessários para criar uma campanha de e-mail marketing ou via Whats App, oferecendo o produto correto para o público certo.

Crie um Site Customizável

Você precisa se destacar no mercado, por isso é sempre bom ficar de olho nas evoluções do mercado, sejam tecnológicas ou técnicas. Estar sempre por dentro das novidades ajuda a sua marca a ter credibilidade junto ao público.

Existem hoje no mercado algumas plataformas que podem ser utilizadas para garantir um site interessante para os seus clientes e que podem ser implementadas a um custo baixo, vamos listar aqui algumas destas ferramentas.

Open Real Estate

Esta é uma plataforma gratuita que você pode baixar e instalar. Conta com alguns temas profissionais que você pode comprar ou baixar gratuitamente dependendo das suas preferências. A plataforma oferece uma boa ferramenta de busca de imóveis, além de galerias para fotos. Assim você pode apresentar um empreendimento e ofertar unidades diretamente para os seus usuários.

WordPress

Wordpress

O WordPress se tornou uma das principais plataformas de desenvolvimento de website do mundo, ele possui mais de 60 temas voltados para a comercialização de imóveis, além de plugins voltados para este tipo de mercado. Fácil de trabalhar, a plataforma se torna uma excelente opção de baixo custo para você desenvolver o seu site ou dos seus empreendimentos.

Drupal

Drupal CMS

O Drupal já está em sua nona versão e assim com o WordPress é um CMS excelente que produz sites de alta qualidade e fácil edição. Apesar de requerer um pouco mais de conhecimento técnico, o Drupal costuma ser escolhido sobre as outras plataformas pelo seu formato totalmente customizável e sem limites. Com muitos temas disponíveis para o mercado de Real Estate pode ser mais uma opção para trazer novos ares para os seus empreendimentos.

Pense de Forma Estratégica

Para que você possa se manter bem no mercado, você precisa pensar de forma estratégica, por isso vale a pena estar sempre alinhado com a sua equipe. Promova encontros virtuais, veja como estão os feedbacks dos clientes junto aos corretores que podem trazer, de forma rápida e precisa, as carências e necessidades da sua empresa. Por isso tente observar os pontos frágeis do seu negócio pelo olhar dos seus clientes.

Caso você possua muitos colaboradores, experimente também construir comitês específicos para cada área, de forma que você consiga compreender a sua empresa em 360 graus.

Tente verificar qual o público melhor se enquadra ao seu negócio. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é através de ferramentas como o Google Analytics que, além de filtrar o público também apresenta a taxa de rejeição segundo a idade, sexo, região entre outros, assim você pode compreender como está a recepção dos seus conteúdos pelo seu público.

Lembre-se, a percepção do seu negócio já é e vai cada vez mais acontecer pelos meios digitais, e, na internet, a sua empresa é apenas o que público interpreta dela.