Reinvente: 5 dicas para inovar na venda de imóveis

Este período de isolamento nos trouxe a luz alguns aspectos do mercado imobiliário bastante interessantes, principalmente quando falamos sobre vendas, afinal se as obras puderam seguir adiante com os cuidados de proteção recomendados, o mesmo não se pode dizer das vendas, afinal imobiliárias e até mesmo stands de vendas foram impedidos de trabalhar nas quarentenas de várias cidades pelo Brasil.

E uma das coisas que mais ouvimos dos empreendedores próximos foi justamente sobre vendas, como manter vendas ou como realizar vendas de imóveis sem a visita dos compradores. E por isso criamos uma lista com algumas dicas e recursos que podem ser utilizados para facilitar a venda de imóveis.

Para montar esta lista pensamos em algumas soluções que podem encantar usuários mesmo a distância e facilitar o convencimento de vendas.

1 – Repense seu site, seja mais próximo

Muitas vezes precisamos repensar a forma como apresentamos os imóveis para os clientes, sejam eles novos ou antigos, os imóveis precisam ser bem apresentados. Por isso, tente analisar seu site, utilize a maior quantidade de fotos possível do imóvel.

Se possível grave alguns vídeos do empreendimento, pois vídeos dão uma noção melhor do empreendimento, narre os detalhes do imóvel durante o vídeo para garantir uma boa participação do cliente.

2 – Fotografias 3D

Uma forma interessante de apresentar imóveis é através de navegação por fotografias 3D, pois elas permitem uma interação melhor por parte do usuário, permitindo o acesso a detalhes do imóvel e uma sensação (mesmo que simulada) de visitar aquele empreendimento, assim como um Google Street View, este tipo de recurso vem se tornando cada vez mais comum e mais necessário.

Atualmente existem diversas empresas que proporcionam este tipo de experiência para os usuários, e vale uma pesquisa profunda na internet para encontrar algumas delas, Facebook e plataformas como WordPress já possuem tecnologia para este tipo de recurso. Além do equipamento que já pode ser feito até mesmo com celular.

3 – Atendimentos On-Line

Atendimento on-line

Nem todos os recursos são novidades e nem todos são inovadores, mas inovador mesmo é o que você precisa fazer com eles, por isso listamos também o atendimento on-line. Algo que se tornou corriqueiro em diversos sites, mas ainda se mostra bastante necessário. Pois um atendimento on-line pode significar uma ajuda necessária no momento certo, principalmente para sites que buscam inovar em algum tipo de sistema.

Vale lembrar que existem sistemas de conversa que permitem ao operador saber exatamente qual página o usuário está, e ajudar ele exatamente como um corretor faria ao vivo, mas se você está com recursos restritos vale utilizar ferramentas já existentes e gratuitas como o What’s App, que dispensa treinamento do seu time de vendas ou o Zopim, agora conhecido como Zendesk Chat entre outros que possuem planos gratuitos.

4 – Sistema de atendimento com inteligência artificial

Mais uma vez é necessário usar a criatividade, caso você não tenha muitos recursos humanos para disponibilizar um atendimento on-line, vale também a pena criar sistemas de atendimentos automático, utilizando scripts prontos ou inteligência virtual dependendo da sua disponibilidade de recursos.

Estes sistemas foram, em sua maioria, criados para interagir com usuários de forma automática sem a necessidade de disponibilizar um profissional para este tipo de operação. Aqui você terá que criar uma lógica de atendimento para poder educar a marca ou criar um sistema de respostas automáticas como o ArtBot que é um sistema totalmente gratuito, mas com a limitação de ser apenas um sistema de respostas automáticas, para quem quer algo mais sofisticado, vale conhecer itens como o próprio Zendesk.

5 – Busque por recursos inovadores

Recentemente falamos sobre inovação na venda de imóveis proporcionada pela InstaCasa que é uma solução de vendas para loteamentos, onde são apresentados diversos projetos prontos para diversos tipos de lotes diferentes (veja a entrevista aqui), facilitando expressivamente o acesso dos seus clientes na aquisição de lotes com projetos arquitetônicos. E eles foram além, pois não criam os projetos das casas, mas também criara soluções de navegação virtual pelas ruas e imóveis antes mesmo deles serem construídos. O que vale a pena para loteador.

Este tipo de recurso traz inovações que enchem os olhos e encantam os clientes, permitindo que todos possam imaginar, sem muita dificuldade, como será a realização dos seus sonhos.

6 – Tenha um caixa saudável

Algo que sempre devemos pensar é no caixa da nossa empresa, pois ele vai estabelecer a capacidade que temos de nos manter no mercado ou até mesmo realizar algumas das ações que listamos aqui. Atualmente existem diversos sistemas de crédito no mercado, principalmente baseados nas ajudas cedidas pelos governos. Contudo aqui também temos algumas inovações pois é onde entram as captações públicas da Glebba que, além de garantir recursos, também garante uma boa exposição de empreendimentos a um público seleto de investidores.

Sempre vá além

Esta lista poderia ser ainda maior, pois temos uma série de dicas que podem ajudar você muito em como realizar suas vendas, mas a dica mais importante é ter ciência que é preciso ir sempre além, inovar todos os dias para que você possa trazer novidades realmente interessantes para os seus clientes.

E a maior dica é “esteja sempre atento aos seus clientes” pois, se você não sabe como inovar eles vão trazer esta inovação até você, compreenda as reais necessidades dos seus clientes e tente saná-las.